Cotidiano

Dourado é tendência na maquiagem, seja na boca ou nos olhos

RIO – A Olimpíada nem chegou ainda, mas o inconsciente coletivo só quer saber de uma coisa: ouro. Presente nos desfiles das marcas cariocas The Paradise, Alessa, Lilo Villaventura e Mara Mac, a cor é tendência forte para a próxima temporada na maquiagem, mas, obviamente, já pode começar a ser usada agora.

— As temporadas de verão já pedem o dourado, mas também há esse inconsciente coletivo — explica o maquiador Vini Kilesse, que desenvolveu uma tinta com pigmentos de ouro líquido para o desfile da The Paradise, realizado no Rio Moda Rio. Usada nos olhos e até nos seios das modelos no show da grife de Thomaz Azulay, a cor surge de forma mais discreta na maquiagem da vida real.

— No desfile a gente sempre exagera. No cotidiano, o importante é sempre a pessoa saber aonde ela está indo. Se for usar nos olhos, a boca e todo o restante do rosto devem ser sem cor, para não brigar — diz ele, que admite não curtir muito o uso da cor na boca.

Tanto na Alessa quanto na Mara Mac, o maquiador Max Weber também investiu na cor. No primeiro desfile, que foi inspirado na Art Nouveau, movimento artístico do começo do século XX, o tom veio carregado nos olhos — na boca, apenas hidratante labial. Já para o desfile da Mara Mac, as modelos receberam uma dose de cor no arco-do-cupido com a aplicação do iluminador da Nars The Multiple.

— Esse dourado é uma mistura de produtos da Dior com Make Up Forever — conta Max sobre o make criado para a Alessa — No rosto, usei o BB Blur (produto da La Roche para uniformizar a pele) e água termal. Achava a água termal bobagem, mas passei a usar e vi que ajuda a preparar a pele para a maquiagem.

BATOM DOURADO

Já o maquiador Marcos Costa inspirou-se na luz do Rio de Janeiro para trazer o dourado, tanto na boca como nos olhos, no desfile de Lino Villaventura. Nos lábios, o batom dourado, lançamento da Natura para setembro, foi usado com leveza.

— O dourado é riqueza, é joia, é poder. Foi muito usado nos anos 90, principalmente do meio para o fim, depois da onda colorida dos anos 80. Aí foi enterrado nos anos 2000, quando o rosa veio muito forte. Eu particularmente gosto muito — ensina Marcos, que dá sugestões para aplicar a cor:

— Batom dourado com blush rosa fica lindo. Esfumado de marrom com dourado e o restante do make totalmente nude, é uma combinação vencedora que vai bem com todo tom de pele. Já no dourado muito claro você tem que ter cuidado: se estiver com a pele amarelada e sem bronzeado, o que é muito comum no Brasil, pode ficar estranho — orienta.

Maquiadora e sócia de Tiago Parente no TP Beauty Lounge, Jessica Dannemann gosta de usar gloss para dar reflexos dourados na boca. Na hora de usar batom, ela recomenda dar leves batidas para evitar o look “espacial” demais.

— A maquiagem não tem regras, como qualquer expressão artística, mas, se você tiver com medo de ousar e errar na mão, escolha um lugar só do rosto pra aplicar o dourado. Ou nos olhos, ou na boca ou no glow do iluminador — recomenda.

Já Dimas Cassimiro, do Werner Coiffeur, oferece uma alternativa para adotar a tendência com sutileza:

Sempre indico aplicar o dourado no canto interno do olho, próximo ao ducto lacrimal. É a melhor maneira de usar o dourado suavemente. Os tons metálicos podem ser usados na parte inferior da pálpebra móvel — sugere.