Cotidiano

Dos 25 cadastrados, apenas 15 veículos foram vistoriados

Os dez motofretistas que não compareceram estão trabalhando de forma irregular

Cascavel – A Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) realizou na tarde de segunda-feira (24) mais uma vistoria dos motofretistas autorizados a trabalhar pelas ruas da cidade. A inspeção foi feita no estacionamento externo do Terminal Rodoviário de Cascavel. Atualmente, 25 motoristas tem autorização para circular.

“A inspeção tem como objetivo verificar se todos os veículos possuem os equipamentos necessários de sinalização e segurança. Infelizmente sabemos da existência de muitos profissionais irregulares, mas ainda não sabemos quantos são”, comenta o encarregado do Setor de Regulamentação de Transporte da Cettrans Claudinei Andrade.

Esta foi a segunda vistoria realizada no ano e foram inspecionados os seguintes assessórios: cor padrão, emplacamento, antena, uso do colete autorizado, mata cachorro e curso para motofrentista.

“O motociclista não pode ter cometido nos últimos meses nenhuma infração gravíssima ou grave. O condutor também teve que apresentar uma cópia do Certificado de Registro do Veículo”, acrescenta Andrade.

O motofretista Natalino Gruber há três anos leva o veículo para ser vistoriado. Ele aprova a inspeção, mas cobra a fiscalização da Cettrans nas ruas de Cascavel.

“A fiscalização faz parte para que todos possam trabalhar corretamente e com mais segurança, mas é preciso atuação permanente da Cettrans nas ruas. Sabemos que mais de cem profissionais trabalham de forma irregular. Nós investimos em assessórios e curso para ter a permissão para circular”, cobra.

“Também vejo que é preciso mais autuação dos fiscais no trânsito. Não adianta cobrar de meia dúzia e deixar o restante andar de qualquer forma pela cidade”, afirma o motofretista, Shandy Silva.

A vistoria teve custo de uma UFM (Unidade Fiscal do Município) no valor de R$ 34,08 por veículo.

Pendências

Das 25 motocicletas cadastradas junto à Cettrans, apenas 15 foram vistoriadas. Deste total, três apresentaram pendências, mas ganharam prazo para regularização.

“Os veículos que apresentaram pendências estão relacionados à cor padrão que não apresentou totalmente laranja. Por isso, os condutores terão até a próxima sexta-feira para regularizar as pendências. Já os dez motofretistas que não compareceram estão trabalhando de forma irregular, pois não possuem a autorização da Cettrans”, explica Andrade.

(Com informações de Eliane Alexandrino)