Cotidiano

Doria estuda aumentar idade mínima para idoso usar transporte de graça em SP

CAMPINAS Numa ginástica financeira para cumprir a promessa de não reajustar a tarifa dos ônibus municipais em 2017, o prefeito eleito de São Paulo, João Doria, disse nesta terça-feira que a gratuidade para idosos pode ter a idade mínima aumentada de 60 para 65 anos. O caso está sendo analisado pela equipe de transição.

Pela proposta da nova gestão, os idosos entre 60 e 64 anos passariam a ter passagem grátis nos onibus somente se estiverem desempregados ou comprovarem que não têm renda.

? Estamos avaliando o aumento (da idade) para 65 anos e manter a gratuidade para aqueles entre 60 e 65 que estão desempregados. Os que têm renda não há necessidade de subsidiar ? afirmou.

O Estatuto do Idoso prevê que pessoas acima de 65 anos não paguem tarifa no transporte. Em São Paulo, a gratuidade atinge uma faixa etária mais ampla – a partir dos 60 anos.

O corte na gratuidade é uma forma de reduzir o subsídio queva prefeitura pagará às empresas de ônibus no próximo ano. A promessa de congelar a tarifa de ônibus em R $ 3,80 em 2017 custará aos cofres cerca de R$1 bilhão. Hoje o município ja gasta com subsídio R $ 2 bilhões. Diminuindo a gratuidade, o desembolso será menor.

Doria esteve nesta manhã num encontro de prefeitos eleitos organizado pela Frente Nacional de Prefeitos em Campinas, interior de São Paulo.