Cotidiano

Doria desfalca equipe de Alckmin para montar secretariado da prefeitura de SP

SÃO PAULO – O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta feira os primeiros cinco de um total de 22 secretários que irão compor sua equipe de governo. Quase a totalidade dos nomes apresentados nesta manhã é de egressos da gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A exceção é o futuro secretário de Negócios Jurídicos Anderson Pomini, que foi o advogado de Doria na campanha. Para a pasta da Saúde, foi escolhido o atual secretário-adjunto da área no governo Alckmin, Wilson Pollara. Outro que trocará a gestão estadual pela prefeitura é o secretário-adjunto da pasta que cuida das políticas para as pessoas com deficiência, Cid Torquato. Na equipe de Doria ele comandará a secretaria que trata do mesmo assunto. A Secretaria de Governo terá como titular Julio Semeghini, que já ocupou diversos cargos no governo do estado. Por fim, o vice-prefeito eleito, Bruno Covas, vai chefiar a Secretaria das Prefeituras Regionais.

Perguntado se Alckmin havia sugerido alguns dos integrantes anunciados hoje, Doria negou.

– O governador não opina nem faz sugestões sobre a prefeitura. Mas ele está muito satisfeito com o nosso time – afirmou o tucano.

Na próxima gestão, as secretarias municipais passarão das atuais 27 para 22. Doria, entretanto, não divulgou quais serão extintas ou fundidas. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência chegou a ser anunciada ainda na campanha como uma das que seriam encerradas, mas Doria recuou após a repercussão negativa.

-Não tenho compromisso com o erro – disse nesta quinta feira.

Até 30 de novembro mais dois anúncios serão feitos para completar o secretariado. A partir desta sexta-feira Doria tirará 10 dias de férias. Ele fará uma viagem aos Estados Unidos e República Dominicana com a família.