Cotidiano

Doria anuncia aumento de velocidade nas marginais em SP

SP_marginal.jpgSÃO PAULO. A equipe do prefeito eleito de São Paulo, João Doria, anunciou nesta terça-feira que as velocidades nas marginais Pinheiros e Tietê, vias expressas que ligam as quatro regiões da cidade, serão aumentadas a partir de 25 de janeiro. A volta dos limites antigos de velocidade, reduzidos durante a gestão do atual prefeito Fernando Haddad (PT), era uma das principais promessas de campanha de Doria.

Na pista expressa, a velocidade, que é de 70 km/h, passará para 90 km/h. Na pista central, existente apenas na Marginal Tietê, passará de 60 km/h para 70 km/h. Na local, a velocidade subirá de 50 km/h para 60 km/h, com exceção da faixa da direita que continuará com limite de 50 km/h.

A prefeitura promete fazer uma campanha de educação no trânsito para informar a população sobre as mudanças e implantar medidas de segurança. Depois das reduções de velocidade, houve queda de 52% no número de acidentes com vítimas fatais nas marginais. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de julho de 2014 a junho de 2015, antes da redução, foram registrados 64 acidentes com mortes nas duas vias. Já de julho de 2015 a junho de 2016, após a redução, foram contabilizadas 31 mortes.

Com intuito de impedir o aumento de acidente, a nova gestão promete que haverá sinalização no solo diferenciada para que os carros reduzam a velocidade ao entrar numa transversal e , em alguns trechos, serão implantadas faixas elevadas de travessia para que os pedestres atravessem vias perpendiculares às marginais com segurança.

Haverá ainda intensificação da fiscalização de motociclistas, com uso de 14 radares-pistolas. A prefeitura também pretende aumentar a fiscalização do comércio irregular e coibir a presença de ambulantes nas marginais. A presença de pessoas nas pistas eleva os riscos de atropelamentos. Também haverá ação para que os moradores de rua tenham a opção de não ficar no local.