Esportes

Dopping: CAS adia decisão sobre recurso de Sharapova

50915693 (1).jpgA Corte Arbitral do Esporte (CAS) divulgou, nesta terça-feira, que adiou para outubro a decisão do recurso apresentado pela tenista Maria Sharapova contra a suspensão de dois anos imposta pela Federação Internacional de Tênis (ITF) por dopping.

Inicialmente agendada para 18 de julho, a decisão foi adianda pelo CAS para 19 de setembro. Alegando que as partes precisam juntar novos elementos ao processo, a Corte adiou novamente o resultado para a primeira semana de outubro.

Ex-número um do mundo, a russa “caiu” no exame antidoping no Aberto da Austrália pelo uso da substância meldonium, que foi proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada), em janeiro deste ano. A musa confessou que fazia uso do medicamento. Ela passou a cumprir uma suspensão preventiva no dia 12 de março.

Após a punição, Sharapova declarou que a decisão do tribunal foi “injustamente dura”, explicando que não tinha a intenção de violar as regras do antidoping.

Campeã de cinco torneios de Grand Slam, a russa explicou que tomava o medicamento sob prescrição médica há 10 anos para tratar um déficit de magnésio, uma arritmia cardíaca e pelo risco de sofrer diabetes por seu histórico familiar.

Medalha de prata nos Jogos de Londres-2012, a musa foi impedida de disputar o RIO-2016. Outros atletas russos foram proibidos de participar da Olimpíada, depois que uma investigação revelou a existência de uma “máfia do doping”, que recebia apoio do governo do país.