Cotidiano

Doodle do Google reverencia médico que descobriu tipos sanguíneos

 RIO- O doodle do Google nesta terça-feira presta uma homenagem ao cientista Karl Landsteiner. O médico foi quem classificou os tipos sanguíneos A, B e O e descobriu o fator RH. 

Se estivesse vivo, o austríaco naturalizado americano faria aniversário nesta terça, quando completaria 148 anos de idade. Landsteiner faleceu em junho de 1943, em Nova York, aos 75 anos.

A descoberta do cientista revolucionou a medicina e acabou lhe rendendo o prêmio Nobel na área em 1930. Entre 1901 e 1903 o médico evidenciou que quando era feita transfusão de sangue de um determinado indivíduo para outro poderia ocorrer uma reação causando choque, icterícia ou hemoglobinúria. Na mesma época, o médico sugeriu que essas características sanguíneas poderiam ajudar a esclarecer, por exemplo, casos de paternidade duvidosa.

Apesar da descoberta, o médico não obteve muita atenção da comunidade científica, mas prosseguiu nos estudos sobre o sangue.

A partir disso, em 1909, o cientista classificou os grupos sanguíneos em A, B, AB e O e identificou que a reação adversa não acontecia quando a transfusão de sangue era feita entre tipos sanguíneos semelhantes.