Cotidiano

Donald Trump escolhe advogado para ser embaixador dos EUA em Israel

WASHINGTON ? O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, irá nomear um advogado especialista em falência de empresas como embaixador americano em Israel, informou nesta quinta-feira a equipe do presidente eleito por meio de comunicado. David Friedman que espera assumir o cargo em breve.

“Pretendo trabalhar incansavelmente para fortalecer os laços imutáveis que unem os nossos dois países e fazer com que a paz avance na região, e estou ansioso para fazê-lo na embaixada dos Estados Unidos na eterna capital de Israel, Jerusalém”, escreveu Friedman.

A embaixada americana está localizada em Tel Aviv por décadas. Trump prometeu durante a campanha presidencial que mudança para Jerusalém, uma medida que pode gerar objeções de muçulmanos de todo os mundo.

“(Friedman) tem sido um amigo de longa data e conselheiro de confiança. Suas fortes relações com Israel formaram uma base de sua missão diplomática e será um enorme trunfo para nosso país, reforçando os laços com nossos aliados e buscando a paz no Oriente Médio”, disse Trump.

Durante a campanha, Trump deixou claro que apoiaria Israel em várias questões críticas, incluindo a transferência da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém, reconhecendo praticamente a cidade como capital do Estado judeu apesar dos protestos internacionais. O republicano também disse que não pressionaria Israel em manter negociações com os palestinos.

A nomeação de Friedman, que ainda deve ser confirmada pelo Senado, foi criticada por associações progressivas americanas.