Cotidiano

Donald Trump: 'É hora de fechar os livros de História sobre os Clinton'

WASHINGTON ? A apenas três dias das eleições presidenciais americanas, Donald Trump fez sua primeira participação no discurso semanal do Partido Republicano. Enquanto luta para conquistar votos, o candidato pediu que os eleitores dêem adeus à sua rival democrata, Hillary Clinton, e ao seu marido e ex-presidente, Bill Clinton. Para isso, disse que é hora de fechar os livros de História em que o casal de políticos aparecem para abrir um novo capítulo nos EUA.

? É hora de fechar os livros de História sobre os Clinton e abrir um novo capítulo esplendoroso que tenha interresse nos grandes cidadãos deste país. Peço seus votos e a sua ajuda para ajudar a eleger uma maioria republicana no Congresso, para que enfim possamos mudar este sistema que não funciona ? disse o magnata.

A declaração do republicano vem enquanto os dois candidatos lançam uma ofensiva nos estados decisivos para as eleições de terça-feira. Na reta final da campanha, Bill Clinton vem discursando em favor da sua mulher, assim como o presidente Barack Obama e a primeira-dama, Michelle Obama.

No discurso, o magnata também retomou alguns dos seus principais temas de campanha. Prometeu novamente criar 25 milhões de empregos, reduzir os impostos para a classe média, eliminar o Obamacare e frear a imigração ilegal.

? Nos últimos 17 meses, viajei pelo país e me encontrei com pessoas incríveis do nosso país. Suas esperanças se converteram nas minhas esperanças, e seus sonhos em meus sonhos. Não se trata apenas de uma campanha, é um movimento. É uma chance única na vida para retomar o nosso governo (…) e entregar o poder a vocês, o povo americano.

Trump mantém relações tensas com o seu partido, em que muitos líderes se recusaram a oferecer apoio à sua candidatura. E alguns até mesmo prometeram votar na democrata Hillary Clinton, em protesto à escolha do magnata par representar a legenda.