Cotidiano

Dona Marisa passa por primeiro exame para detectar morte encefálica

SÃO PAULO ? O hospital Sírio Libanês divulgou boletim médico no início da tarde desta sexta-feira, confirmando que a primeira etapa do protocolo de morte encefálica foi realizada às 12h05, e o processo deverá ser finalizado às 18h05.

O segundo e último exame está marcado para as 18h, pelo menos seis horas após o primeiro. O procedimento segue o protocolo médico e o objetivo é comprovar a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais. Os procedimentos de doação de órgãos só podem ocorrer após a conclusão do protocolo.

Lula está no Sírio Libanês, e na manhã desta sexta recebeu visita do amigo e deputado federal Wadih Damous (PT-RJ). Nitidamente emocionado, o parlamentar disse que veio dar apoio ao ex-presidente.

– Ele está abatido, triste, mas firme. Sabe que vai ter que enfrentar essa situação. O presidente é um homem forte – afirmou Damous.

O deputado Andres Sanchez (PT) também foi ao hospital pela manhã. O ex-presidente do Corinthians, time do coração do ex-presidente, falou que conhecia Dona Marisa muito bem.

– Uma mulher que veio do nada e chegou onde chegou ajudando o próximo é muito importante – disse.

A ex-primeira dama passou mal no apartamento em que mora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no dia 24 de janeiro. Ela foi imediatamente levada a um pronto-socorro local, onde foi constatado o AVC. Em seguida, a mulher de Lula foi transferida de ambulância para o Sírio-Libanês, na capital paulista. Ela chegou ao local inconsciente.

Desde então, ela está internada na UTI. Na quarta-feira houve uma piora em seu estado de saúde e exames apontaram que ela não tem mais fluxo cerebral. E a família autorizou a doação de seus órgãos.