Cotidiano

Dona Marisa passa por novo exame para avaliar sangramento no cérebro

marisa.jpgSÃO PAULO – A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segue internada no hospital Sírio-Libanês nesta quarta-feira sob cuidados intensivos depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com boletim médico divulgado nesta manhã, nas últimas horas Dona Marisa foi submetida à nova avaliação tomográfica de crânio para controle do sangramento cerebral. Após avaliação da equipes médica, diz o informe, foi realizada a passagem de um cateter ventricular para monitoramento da pressão intracraniana.

Dona Marisa está sendo acompanhada pelo cardiologista Roberto Kalil, que cuida da família do ex-presidente há dez anos, e os médicos Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.

A mulher de Lula passou mal no apartamento em que mora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no início da tarde de ontem. Ela foi levada a um pronto-socorro da cidade, de onde, após exames constatarem o AVC, foi transferida para o Sírio-Libanês em uma ambulância. Marisa chegou consciente ao hospital por volta das 15h30.

Segundo Kalil, houve rompimento de um aneurisma, o que provocou sangramento no cérebro e Marisa foi submetida a um cateterismo. Os médicos do Sírio conseguiram estancar o sangue e fizeram uma arteriografia ? um exame cujo objetivo é avaliar a gravidade do sangramento nas artérias.

? Ela rompeu um aneurisma, que é uma alteração ou dilatação na artéria do cérebro. Com o rompimento, teve um sangramento no cérebro. Como todo AVC, é um estado delicado ? afirmou Kalil.

O hospital informou que Marisa foi ?imediatamente submetida a um atendimento de emergência, seguido de cirurgia endovascular (embolização)?, uma cirurgia feita dentro de uma artéria para fechá-la, e ?oclusão do aneurisma? ? o fechamento do sangramento.

O ex-presidente Lula acompanhou todo o procedimento no hospital desde o meio da tarde. Ele está nesta manhã na unidade, mas a assessoria dele não soube informar se Lula passou a noite no hospital.

Por meio de sua conta no Facebook, ele desejou melhoras à mulher: ?Estamos torcendo muito para que ela se recupere logo?, escreveu Lula. Após a confirmação de que Marisa iria para a UTI, ele agradeceu o apoio que recebeu: ?Obrigado por todo o carinho e pensamentos positivos. Agora, é aguardar a recuperação com muita fé.?

Pessoas próximas ao ex-presidente afirmaram que, devido a coágulos no cérebro, Marisa Letícia já havia sido alertada por Kalil sobre o risco de um AVC. O próprio cardiologista afirmou que o aneurisma fora identificado há dez anos, mas que, por ser pequeno, não oferecia riscos.

? Marisa tinha tendência a esse tipo de acidente (vascular). Havia essa preocupação ? disse uma pessoa próxima do ex-presidente.

À noite, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, afirmou que o procedimento ao qual a ex-primeira-dama foi submetida havia sido bem-sucedido. No fim da noite, Marisa Letícia estava inconsciente após a cirurgia que estancou um sangramento em seu cérebro. Questionado se o AVC pode ter influência emocional, Okamotto respondeu que sim:

? Para qualquer ser humano que passa pelo que ela está passando, ter os filhos perseguidos injustamente – disse.

Segundo Okamotto, Lula e outros familiares estão no hospital. Outros políticos acompanharam Lula e a ex-primeira-dama no hospital, como ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), o vereador Jamil Murad (PCdoB) e o presidente estadual do PT, Emídio de Souza.