Cotidiano

Dona da Yoki anuncia reestruturação e vai fechar fábrica no Brasil

RIO – Em um plano de reestruturação mundial anunciado nesta quinta-feira, a General Mills ? que é dona da marca Yoki ? vai fazer mudanças em sua estrutura em Brasil, Estados Unidos e China. Nos planos para os negócios brasileiros, está o fechamento de uma fábrica e a transferência das atividades de outra.

A empresa vai fechar sua fábrica localizada na cidade de Marília, em São Paulo, e vai transferir a produção da unidade de São Bernardo do Campo, também naquele estado, para outras fábricas da General Mills no país.

Segundo a empresa, as mudanças vão afetar 420 funcionários e estão sendo negociadas com representantes dos sindicatos das duas localidades. O fechamento da unidade de Marília e a transferência das atividades de São Bernardo do Campo devem ser concluídas no primeiro trimestre fiscal de 2017, ainda conforme o comunicado da General Miils.

De acordo com o jornal americano ?The Wall Street Journal?, a empresa espera despesas extras de US$ 120 milhões em função das mudanças anunciadas nesta quinta-feira.

Também faz parte da reestruturação a decisão de abandonar as atividades de lanches de frutas na China. O fim da produção do cereal Trix vai levar à demissão de cerca de 300 pessoas, informou a empresa.

A General Mills tomou, ainda, uma decisão provisória de fechar sua fábrica em Vineland, no estado americano de New Jersey. Mas a operação depende de negociação com sindicatos.

A empresa conseguiu um acordo também provisório para vender sua unidade em Martel, em Ohio. O negócio também depende de negociação com sindicatos. Ao todo, as mudanças nos EUA devem levar à demissão de 370 pessoas em Vineland e de 180 em Ohio.