Cotidiano

Dona da Peppa Pig rejeita proposta de compra feita pela ITV

LONDRES – A Entertainment One — distribuidora de filmes e programas de TV conhecida pela popular porquinha Peppa Pig — rejeitou uma oferta de compra feita pela ITV que atribuía valor de 1 bilhão de libras à empresa, que sugeriu estar procurando um preço maior

A proposta de 236 libras por ação representa um prêmio de 8,5% em relação ao valor dos papéis da Entertainment One no fechamento dos mercados na terça-feira. A canadense disse que a oferta “subestima fundamentalmente o valor” da empresa, e que a companhia britânica de mídia ITV pode tentar outra vez.

— A bola agora está no campo deles para que venham com uma oferta melhor — afirmou, por telefone, Patrick Yau, porta-voz for Entertainment One. — Nesse meio tempo, nós vamos seguir com os nossos negócios.

Nesta quarta-feira, as ações da Entertainment One chegaram a disparar 13%, superando o valor da oferta. Os papéis já avançaram mais de 50% desde abril, quando a Bloomberg noticiou que a ITV queria comprar a empresa.

“A proposta representa um prêmio significativo sobre o preço das ações da EOne sem perturbações, antes do impacto da recente especulação”, disse a ITV em comunicado. “A combinação proposta com a EOne tem forte argumento estratégico e aceleraria o reequilíbrio dos negócios da ITV”.

US$ 1 BI EM VENDAS

Um acordo com a Entertainment One impulsionaria os esforços da ITV para se manter independente, depois de ser objeto de repetidas rodadas de especulação de compra, avalia Neil Campling, um analista do Northern Trust Capital Markets. Para ele, o conselho da canadense provavelmente aceitaria uma oferta de cerca de 290 libras por ação.

A ITV está de olho na Entertainment One há meses, mas há divisões internas na dona da Peppa Pig sobre se seria melhor explorar uma venda ou continuar como uma empresa independente, contou à Bloomberg uma pessoa com conhecimento da situação. De acordo com a fonte, não é provável que a companhia britânica faça uma oferta hostil.

Uma compra seria consistente com a estratégia do diretor executivo da ITV, Adam Crozier, de reduzir a dependência da empresa na receita com anúncios de TV. Mas o negócio de distribuição de filmes da Entertainment One pode não se encaixar vem, avalia Campling.

A Entertainment One levaria para a ITV o sucesso da franquia da porquinha Peppa Pig, com mais de US$ 1 bilhão de vendas em todo o mundo em 2015, assim como distribuição internacional. Ela tem, ainda, uma fatia da produtora responsável pela série Grey’s Anatomy.

O Livermore Partners, hedge fund que comprou uma participação na Entertainment One este ano, disse que aprova uma aquisição pela ITV, mas que o preço teria de ser mais alto.

Entre as compras feitas há um anoa pela ITV — que tem em seu portfólio a série Downton Abbey — comprou está a Talpa Media Holding BV, responsável pelo reality show The Voice.