Cotidiano

Domingos Montagner é homenageado com Grande Prêmio da Crítica da APCA, em São Paulo

SÃO PAULO – Morto em 15 de setembro deste ano por afogamento no rio São Francisco, o ator Domingos Montagner foi homenageado in memoriam com o Grande Prêmio da Crítica em anúncio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), feito nesta quarta-feira, em São Paulo. A cerimônia oficial acontece no ano que vem, no Teatro Paulo Autran.

A trama de “Velho Chico”, da qual Domingos fazia parte, foi laureada como Melhor Novela, e Selma Egrei, que fez o papel de Encarnação na história de Benedito Ruy Barbosa, recebeu o troféu de Melhor Atriz. O prêmio de Melhor Ator ficou com Marco Ricca pela performance do vilão de época Mão de Luva.

A minissérie “Justiça”, escrita por Manuela Dias e exibida entre 22 de agosto e 23 de setembro, foi contemplada com as estatuetas de Melhor Série e Diretor para José Luiz Villamarim. Já a produção nacional “D.P.A ? Detetives do Prédio Azul”, do Gloob, conquistou o prêmio de Melhor Infantil. E o SportTV foi o canal eleito pela melhor cobertura da Olímpiada do Rio.

Além dos eleitos da televisão, a premiação contempla os melhores nos campos da Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Rádio, Teatro e Teatro Infantil.

No cinema, a vitória de Melhor Filme e Melhor Roteiro foi para “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, mas foi Gabriel Mascaro , de “Boi Neon”, o vencedor na categoria Melhor Diretor. O filme ainda levou o troféu de Fotografia para Diego García. Júlio Andrade foi eleito o Melhor Ator por “Sob pressão”, de Andrucha Waddington, e Andréia Horta a Melhor Atriz por sua interpretação de Elis Regina em “Elis”, de Hugo Prata.