Cotidiano

Domingo em Niterói será de ioga, meditação e alimentação vegana

NITERÓI – O Dia Internacional do Ioga é comemorado terça-feira, mas o projeto Arte de Viver se antecipou e celebra a data amanhã, às 9h, com um aulão de ioga seguido por meditação no pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC). O evento é gratuito e tem como objetivo fazer com que a prática e seus benefícios alcancem um número maior de pessoas.

— A meditação e o ioga ajudam a renovar as energias e a entrar em contato consigo mesmo. Parar 20 minutos a cada dia para meditar faz uma diferença muito grande na vida do praticante. Queremos que as pessoas conheçam o ioga e a meditação e experimentem fazer algo novo — explica o voluntário Lucas Vidal.

A programação do Arte de Viver vai durar apenas uma hora e meia. Em seguida, os voluntários vão para a Praça do Rádioamador, em São Francisco, onde será realizada, das 11h às 19h, a terceira edição do Festival Veggo, um evento que busca difundir a ideologia vegana por meio de informações sobre como as práticas produtivas de alimentação animal impactam o meio ambiente e da venda de produtos 100% veganos e conscientes (livres de insumos de origem animal ou que agridam o ambiente).

— Queremos gerar curiosidade e interesse e esclarecer o veganismo para o não vegano; difundir essa cultura, além de promover um atendimento mais amplo aos veganos. Por isso, o evento acontece em uma praça pública que é um local de grande circulação — explica a produtora Alessandra Moraes.

O festival terá 40 expositores que venderão alimentos, roupas e produtos de beleza, entre outros. Uma tenda da ONG Ampara estará na praça com cachorros para adoção, e nela serão vendidos produtos para arrecadação de recursos destinados a abrigos de animais.

A empresa Raiz Sustentabilidade fará a coleta seletiva e tratará os resíduos gerados durante o dia para enviá-los a uma cooperativa da região. Das 13h às 15h, haverá um bate-papo com Ivan Di Simoni, a levantadora de vôlei Fernandinha e a cantora Nana Lacerda. Às 17h, o chef Flávio Gusti dará um workshop. Para encerrar, às 18h, Nana apresenta seu show.