Cotidiano

Dom Paulo será enterrado na tarde de hoje após missa na Sé

INFOCHPDPICT000063361755SÃO PAULO. O corpo de Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, será enterrado na tarde desta sexta-feira numa cripta localizada no subsolo da Catedral da Sé, em São Paulo.

Antes do sepultamento, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, fará a última missa em memória do cardeal, marcada para às 15h. Devem comparecer à celebração o arcebispo de Brasília Dom Sergio da Rocha, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o prefeito eleito da cidade João Doria (PSDB).

O sepultamento na cripta será restrito aos religiosos, familiares e autoridades presentes. Telões serão espalhados dentro e fora da catedral para que os fiéis possam acompanhar o momento. Após a cerimônia, a cripta será aberta para visitação.

O velório de Arns começou na quarta-feira à noite. Desde então, são celebradas missas a cada duas horas. Nos intervalos, fiéis podem se aproximar do caixão. Milhares de pessoas já foram se despedir de Dom Paulo; filas no exterior da Catedral da Sé, com capacidade para 8 mil pessoas, foram formadas nos últimos dias.

Desde que as homenagens começaram, passaram por ali nomes como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, morto na ditadura militar.

O arcebispo emérito de São Paulo faleceu na manhã da última quarta-feira, aos 95 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.