Cotidiano

Dom Paulo Evaristo Arns segue internado em SP e tem piora na função renal

SÃO PAULO ? O Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, continua internado no Hospital Santa Catarina, região central de São Paulo, com quadro de broncopneumonia e teve uma piora da função renal, segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira.

A equipe médica informou que será necessário mantê-lo UTI para cuidados intensivos. Dom Paulo tem 95 anos e está internado desde 28 de novembro.

Na segunda-feira, a assessoria de imprensa da Arquidiocese de São Paulo emitiu um comunicado informando que o estado de saúde dele se agravou nos últimos dias. “A arquidiocese convida a todos a rezarem pelo Cardeal Arns”, pediu a nota.

Arcebispo metropolitano de São Paulo de 1970 a 1998, Dom Paulo foi um dos principais nomes na luta contra a ditadura e ficou conhecido como o “cardeal da esperança”. Quando assumiu a Arquidiocese de São Paulo, em 1970, uma de suas primeiras medidas foi vender o Palácio Pio XII, residência oficial do arcebispo, para financiar terrenos e construir casas na periferia.

Ao lado do pastor presbiteriano Jaime Wright, coordenou o projeto Brasil Nunca Mais, que reuniu documentos e denunciava a prática de crimes cometidos por agentes de Estado contra presos políticos. Em livro, relataram métodos de tortura e acusações ilegais. Em 1972, criou a Comissão Brasileira Justiça e Paz, que articulou denúncias contra abusos do regime militar.

Em 1985, o cardeal criou a Pastoral da Infância, com o apoio da irmã Zilda Arns, que morreu no terremoto de 2010 no Haiti, onde realizava trabalhos humanitários.

Em junho do ano passado, Dom Paulo chegou a ficar internado no mesmo hospital após uma indisposição.