Cotidiano

Dom Paulo Evaristo Arns é internado em São Paulo e quadro inspira cuidados

SÃO PAULO ? O Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, está internado desde 28 de novembro no Hospital Santa Catarina, região central de São Paulo, em decorrência de uma broncopneumonia. Segundo boletim médico, seu quadro inspira cuidados e não há previsão de alta.

A assessoria de imprensa da Arquidiocese de São Paulo emitiu nesta segunda-feira um comunicado informando que o estado de saúde dele se agravou nos últimos dias. “A arquidiocese convida a todos a rezarem pelo Cardeal Arns”, encerra a nota.

Arcebispo metropolitano de São Paulo de 1970 a 1998, dom Paulo foi um dos principais nomes na luta contra a ditadura e ficou conhecido como o “cardeal da esperança”. Quando assumiu a Arquidiocese de São Paulo, em 1970, uma de suas primeiras medidas foi vender o Palácio Pio XII, residência oficial do arcebispo, para financiar terrenos e construir casas na periferia.

Ao lado do pastor presbiteriano Jaime Wright, coordenou o projeto Brasil Nunca Mais, que reuniu documentos e denunciava a prática de crimes cometidos por agentes de Estado contra presos políticos. Em livro, relataram métodos de tortura e acusações ilegais. Em 1972, criou a Comissão Brasileira Justiça e Paz, que articulou denúncias contra abusos do regime militar.

Em 1985, o cardeal criou a Pastoral da Infância, com o apoio da irmã Zilda Arns, que morreu no terremoto de 2010 no Haiti, onde realizava trabalhos humanitários.

Em junho do ano passado, Dom Paulo chegou a ficar internado no mesmo hospital após uma indisposição.