Cotidiano

Dom Paulo é lembrado como profeta, cardeal da esperança e corintiano

SÃO PAULO ? Após a morte do arcebispo emérito dom Paulo Evaristo Arns nesta quarta-feira, em São Paulo, personalidades importantes postaram lembranças da vida do cardeal. Nas homenagens ele é lembrado como profeta e pastor pelo padre Julio Lancelotti, da Arquidiocese de São Paulo. No cenário político, deputados do PT na Câmara dos Deputados citaram a morte de dom Paulo como a partida do “cardeal da esperança”. Já o PSOL de São Paulo lembrou de seu histórico como defensor dos direitos humanos e seu sonho de uma sociedade mais justa. Dom Paulo estava com broncopneumonia e faleceu aos 95 anos.

Leonardo Boff: “O cardeal dom Paulo Evaristo Arns foi ao encontro do Senhor, a quem sempre serviu nos pobres e torturados. Foi meu mestre inesquecível”, disse o teólogo, que foi professor do teólogo e o defendeu, em 1982, durante um processo doutrinário em Roma, na Itália, após publicar o livro “Igreja: Carisma e Poder”.

Henri Clay Andrade, presidente da OAB de Sergipe: “Foi um homem de rara sensibilidade social e de admirável coragem cívica na luta pela redemocratização do país.”

Dom Odilo Scherer, Arcebispo metropolitano de São Paulo: ?Louvemos e agradeçamos ao ?Altíssimo, onipotente e bom Senhor? pelos 95 anos de vida de Dom Paulo, seus 76 anos de consagração religiosa, 71 anos de sacerdócio ministerial, 50 de episcopado e 43 anos de cardinalato. Glorifiquemos a Deus pelos dons concedidos a Dom Paulo, e que ele soube partilhar com os irmãos. Louvemos a Deus pelo testemunho de vida franciscana de Dom Paulo e pelo seu engajamento corajoso na defesa da dignidade humana e dos direitos inalienáveis de cada pessoa. Agradeçamos a Deus por seu exemplo de Pastor zeloso do povo de Deus e por sua atenção especial aos pequenos, pobres e aflitos. Dom Paulo, agora, se alegre no céu e obtenha o fruto da sua esperança junto de Deus!?

Até mesmo o Corinthians, por meio de uma conta nas redes sociais, lembrou que o arcebipo torcia pela clube. “Você estará eternamente dentro dos nossos corações”, diz um post do clube.