Cotidiano

Dom Adelar assume dia 31 de outubro, mas já abençoa Cascavel

Desde a morte de Dom Mauro Aparecido dos Santos, no dia 11 de março deste ano, por complicações da Covid-19 a arquidiocese encontrava-se vacante.

Posse de Dom Adelar está prevista para o dia 31 de outubro, na missa das 10h, na Catedral
Foto: Jorge Pastore
Posse de Dom Adelar está prevista para o dia 31 de outubro, na missa das 10h, na Catedral Foto: Jorge Pastore

Cascavel – O novo arcebispo de Cascavel, Dom Adelar Baruffi, concedeu entrevista coletiva à imprensa, nessa segunda-feira (27), no auditório da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Aparecida, o que pode ser considerada uma “apresentação oficial” do líder religioso à comunidade católica em uma coletiva local e regional. Dom Adelar foi nomeado pelo Papa Francisco na última quarta-feira (22).

Desde a morte de Dom Mauro Aparecido dos Santos, no dia 11 de março deste ano, por complicações da Covid-19 a arquidiocese encontrava-se vacante. O novo arcebispo, que está há poucos dias na cidade, contou que já se encontrou com alguns padres para conversar e traçar algumas metas para dar andamento ao trabalho realizado na Arquidiocese de Cascavel.

Ao ser questionado sobre a metodologia de trabalho que vai adotar no cargo, Dom Adelar disse que, primeiramente, quer conhecer como Dom Mauro estava atuando e, assim, dar continuidade no trabalho com os padres e a comunidade como um todo. Ele destacou três pontos importantes neste início de jornada em Cascavel. No primeiro momento, o encontro com os padres. Agora, ele vai se dedicar a conhecer de forma presencial as paróquias. O terceiro passo será ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre Dom Mauro.

Sobre seus princípios e ideias, Dom Adelar deixou claro que que sua linha de fé e trabalho se assemelha muito com os ensinamentos do Papa Francisco. “Meus ideais e os ideais do Papa são os mesmos. Na verdade, quando um bispo se apresenta como aquele que segue a Jesus Cristo, ele tem presente àquilo que o Papa orienta e ensina”, disse Dom Adelar.

Apesar de ser o novo arcebispo de Cascavel, Dom Adelar disse que já esteve na Capital do Oeste no ano de 1985, em uma breve passagem, mas não conhece a cidade profundamente. Recentemente ele atuava como bispo diocesano na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.

A cerimônia de posse do arcebispo está prevista para o dia 31 de outubro, na missa das 10 horas, na Catedral. “O povo deve estar esperando pelo bispo que chega. E o bispo, espera também pelo povo que chega ao seu encontro”, completou.

 

Quem é Adelar Baruffi?

Dom Adelar Baruffi nasceu em Coronel Pilar (RS) no dia 19 de outubro de 1969. Ele ingressou no seminário aos 15 anos, possui formação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e recebeu a ordenação presbiterial em 22 de janeiro de 1995.