Cotidiano

Dólar volta a cair e vale R$ 3,08; Bolsa sobe e supera 67 mil pontos

RIO – O dólar comercial registra nova queda nesta quarta-feira, recuando 0,54% e cotado a R$ 3,080 para venda. Trata-se da menor cotação durante uma sessão desde junho de 2015. No mercado acionário, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) avança 0,84%, aos 67.275 pontos.

O câmbio local acompanha o de moedas como o peso chileno, o rand sul-africano e o dólar neozelandês, embora o dólar esteja se valorizando em escala global após o discurso, ontem, da presidente do Federal Reserve (Fed) reforçando que o banco central americano pretende subir mais os juros caso a economia do país continue apresentando vigor. Hoje, Janet Yellen fará mais um discurso e deve influenciar o mercado novamente.

Por aqui, o Banco Central voltou a oferecer a rolagem de até 6 mil contratos de swap cambial ? operação que equivale à venda de dólares no mercado futuro e que contribui para enfraquecer a moeda americana ? que estão para vencer. O lote está aquém da necessidade de rolagem total dos contratos que vão vencer em março, o que, segundo alguns analistas, sugere que o BC dá sinais de que pode intervir para impedir que o dólar caía ainda mais.