Cotidiano

Dólar sobe e fecha no maior valor desde dezembro de 2016

São Paulo – O dólar iniciou a semana em alta. O mercado acompanhou a tensão em torno da guerra comercial entre Estados Unidos e China e também a cena política local, diante de preocupações com a eleição presidencial de outubro. A moeda norte-americana avançou 1,54% e fechou a R$ 3,4188, o maior valor desde 6 de dezembro de 2016, quando encerrou a R$ 3,4162.

O dólar subiu apesar da volta do Banco Central ao mercado de câmbio, com novo anúncio de leilão de swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólar, para rolagem dos contratos que vencem em maio.

A cautela com a política doméstica ganhou força nos últimos dias com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação do mercado é que, mesmo sem concorrer, Lula poderá exercer influência no pleito como forte cabo eleitoral.

"Para os investidores, o evento (prisão) importa pelo eventual impacto que terá no quadro eleitoral de agora até outubro", afirmou à Reuters um gestor de derivativos de uma corretora fluminense.