Cotidiano

Dólar e Bovespa operam em leve alta nesta sexta-feira

RIO – O dólar operava com leves variações ante o real nesta sexta-feira, com a expectativa pela posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, trazendo cautela aos investidores e enxugando um pouco o volume de negócios. Às 10:23, o dólar avançava 0,01%, a R$ 3,20 na venda, depois de ter registrado queda de 0,58% na quinta-feira. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em leva alta de 0,42%, aos 64.221 pontos.

davos– O mercado, de um modo geral, estava bem calmo, mas não descarto algum movimento defensivo mais perto da hora da posse de Trump (às 15h pelo horário de Brasília) – comentou o superintendente da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva.

Tump está pronto para começar a implementar ações executivas no seu primeiro dia na Casa Branca, para avançar rapidamente com as suas promessas de reprimir imigração, construir um muro na fronteira entre Estados Unidos e México e reverter políticas do presidente Barack Obama.

O maior temor dos investidores é que Trump adote de fato uma política econômica inflacionária e protecionista, o que poderia obrigar o Federal Reserve, banco central norte-americano, a elevar ainda mais os juros. Se isso se concretizar, os investidores odem migrar seus recursos do Brasil, e outros países, para os Estados Unidos em busca de rendimentos maiores.

No ambiente interno, a morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), criou incertezas sobre o futuro da operação Lava Jato, sobretudo no que se refere ao substituto que dará andamento à operação no STF. A expectativa era de que o ministro decidisse em fevereiro se homologaria ou não o acordo de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht. O acordo é apontado como tendo potencial explosivo para boa parte da classe política que teve o nome citado pelos executivos da empreiteira.

– A leitura é de que traz um componente de especulação, de que pode alterar o rumo das investigações e isso não é bom para a credibilidade. Vai fazer preço nos ativos em algum momento – afirmou Silva.

O Banco Central brasileiro realiza ainda um novo leilão de swap cambial tradicional, que equivalente à venda futura de dólares, com oferta de até 15 mil contratos para rolagem do vencimento de fevereiro.