Cotidiano

Dois casos de microcefalia são investigados em Cascavel

Segundo a secretaria, os casos são de uma criança recém-nascida e de uma gestante com feto com suspeita de microcefalia

Cascavel – Dois casos suspeitos de microcefalia estão sendo investigados pela Secretaria de Saúde de Cascavel. A informação foi confirmada ontem com a divulgação do informe técnico referente à dengue, ao zika vírus e à febre chikungunya, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo a secretaria, os casos são de uma criança recém-nascida e de uma gestante com feto com suspeita de microcefalia. A mulher está sendo acompanhada por uma equipe da secretaria e tanto do feto quanto do recém-nascido foram coletadas amostras para exame molecular a ser feito pelo Lacen (Laboratório Central do Estado).

A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 30 dias. Na semana passada, quando divulgado o caso suspeito da criança, o O Paraná questionou o Município se havia algum outro sob investigação, fato totalmente descartado pelo Município na ocasião.

NÚMEROS

No boletim divulgado ontem, Cascavel já tinha um caso positivo autóctone de dengue e outros 40 em andamento no atual ciclo epidemiológico que se iniciou em 1º de agosto. Dois casos já haviam sido descartados. Nenhum caso de zika vírus e de febre chikungunya foram confirmados, mas quatro casos de zika e seis da febre são investigados. No ciclo passado, Cascavel teve 1.231 casos autóctones e 187 importados de dengue; um caso importado de chikungunya; dois casos importados e três autóctones de zika vírus.