Cotidiano

Doenças infecciosas e metabólicas podem ser causas para a surdez

A exposição excessiva a certos ruídos pode ser um dos fatores de risco para a surdez, mas, além disso, há outras causas para a perda de audição. É o que explica o otorrinolaringologista Neilor Fanckin Bueno Mendes, do Hospital Otorrinos Curitiba.

“Temos diversas doenças que podem causar perda de audição, tais como doenças infecciosas agudas por vírus e bactérias, infecções crônicas associadas à presença de tumores, doenças metabólicas como diabetes e hipertensão, e também, em menor frequência, as doenças autoimunes”, esclareceu o especialista.

Embora sejam constatados casos de crianças que nascem com perda auditiva, é mais comum perder audição ao longo da vida.

Segundo Neilor, existe uma condição clínica (doença) chamada surdez súbita, que é diferente de uma perda súbita da audição. “Uma perda súbita da audição pode ser causada, por exemplo, por uma rolha de cerume; já a doença surdez súbita, que na maioria dos casos é unilateral, tem outras causas, como infecções, doenças metabólicas ou até mesmo tumores”, comentou.

Fone de ouvido

Os fones de ouvido são um dos vilões da perda auditiva e que muitas vezes passam despercebidos pelos mais jovens. “O fone de ouvido tem sido um vilão cada vez mais presente, porém os problemas causados pelo seu mau uso tendem a aparecer alguns anos mais tarde, o que faz com que os jovens não percebam a gravidade do uso incorreto desse aparelho”, explica o otorrino.

“Por isso”, acrescenta Neilor, “a dica é seu uso consciente, em volume médio, evitando ficar por horas com o fone sem dar um descanso. Aconselhamos uma espécie de ‘repouso auditivo’: 15 minutos de descanso a cada uma hora utilizando o fone, evitando, assim, possíveis lesões”, acrescentou.

Diagnóstico

O médico otorrinolaringologista é o profissional que vai avaliar a perda auditiva. A primeira coisa a ser feita é uma otoscopia (exame do ouvido) para descartar outras causas de perda de audição como rolha de cera, catarro atrás do tímpano, entre outros. Após o exame deve ser realizada uma audiometria para avaliar o tipo da perda e, a partir do resultado, ver a necessidade de outros exames.

Ajuda médica

Caso o paciente perceba certa diminuição na audição, é bom procurar a ajuda de um especialista o quanto antes. De acordo com o médico, a principal urgência não é nem tanto para evitar que a doença evolua, mas sim para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

“Para cada causa, um tratamento. E é importante salientar que há algumas causas de surdez súbita onde o início precoce do tratamento aumenta e muito a chance de recuperarmos a audição do paciente”, resume Neilor.

Sobre Neilor Fanckin Bueno Mendes

Neilor Fanckin Bueno Mendes é formado em Medicina, com residência em Otorrinolaringologia pelo Hospital Angelina Caron, fellowship em Otologia pelo Hospital da Cruz Vermelha e estágio em Otologia e Otoneurocirurgia pelo Centre Hospitalier Universitaire de Bordeaux – França. É também preceptor de otologia dos serviços de otorrinolaringologia dos hospitais Angelina Caron e Cruz Vermelha.

Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba

O Hospital Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurado em setembro de 2015 no bairro Mercês, o hospital possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa. Com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo, o Centro Cirúrgico conta com quartos e enfermarias, e oferece total segurança e conforto aos pacientes que necessitarem de procedimentos na área de otorrinolaringologia e demais especialidades.

O Hospital Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: diariamente, das 8h às 22h; feriados, das 8h às 20h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

O hospital atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil, Agemed, Bradesco Saúde (somente consultas eletivas), Evangélico Saúde, Fundação Copel, Fundação Sanepar, ICS, Saúde Caixa, Voam e particular.