Cotidiano

Doença misteriosa faz criança de 4 anos se parecer com um idoso

DACA, Bangladesh – Um menino de 4 anos, portador de uma doença com que ele se pareça com um idoso, foi internado no Hospital Universitário de Daca, capital do Bangladesh, na África, para se submeter a exames, de acordo com médicos e sua família. O objetivo da equipe é identificar a doença e tratar gratuitamente a criança.

Bayezid Shikdar é filho de agricultores. Ele nasceu com excesso de pele, o que fica evidente em seus membros e seu rosto, dando a ele um aspecto de idoso. O menino também tem uma série de problemas cardíacos, de audição e de vista.

A família levou o garoto a diversos médicos, mas nenhum deles conseguiu diagnosticar o problema, explicou esta semana o pai, Lablu Shikdar, no hospital em Daca. Vários profissionais de saúde já falaram em progeria, uma enfermidade genética que leva a um envelhecimento brusco, pouco após o nascimento. Foi esta doença que inspirou o filme “O curioso caso de Benjamin Button”, no qual o astro Brad Pitt interpreta um homem que nasce com aparência de idoso e rejuvensce com o tempo.

Os médicos do hospital em Daca, porém, mostraram-se cautelosos com essa hipótese e disseram que serão necessários mais testes antes de um diagnóstico definitivo.

– Nós vendemos nosso terreno para pagar pelo tratamento em hospitais locais. Levamos o menino a curandeiros, tentamos tratamentos com plantas naturais, mas nada mudou. Este hospital é nossa última esperança – explicou o agricultor à agência de notícias AFP. – Esperamos que ele possa se parecer com todos os outros meninos.