Cotidiano

Doença avança e região Oeste confirma seis mortes por dengue

Ao todo, 36 municípios paranaenses estão em epidemia, 11 somente na região

Cascavel – As confirmações de dengue no Oeste do Paraná chegam a 5.293 e sobem 14% em sete dias, de acordo com boletim epidemiológico da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde). Ao todo, 36 municípios paranaenses estão em epidemia, 11 somente na região.

As notificações entre as regionais de saúde de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo já passam de 19 mil, além de seis deles registrados nas cidades de Foz do Iguaçu (4), Medianeira (1), Santa Terezinha de Itaipu (1), que se somam aos 27 em todo o Estado.  

Os números da dengue no Paraná assustam e chegam a 15.946 confirmações da doença, e mais de 75 mil suspeitas. Neste informe, foram incluídas as cidades de Capanema, Itaipulândia, Porecatu e Quedas do Iguaçu entre os municípios em epidemia de dengue.

O total de casos confirmados de chikungunya e zika no Estado agora estão em 40 e 190, respectivamente. Outros 2.499 casos das duas doenças estão em investigação.

Conforme o boletim da Sesa, em relação ao zika vírus, a preocupação maior é com as gestantes, já que até o momento pelo menos 16 grávidas foram diagnosticadas com a doença. As mulheres são residentes de Colorado (8), Curitiba (1), Irati (1), Campo Mourão (1), Paranavaí (1), Maringá (1), Londrina (1), Rancho Alegre (1) e Santa Helena (1).

O caso de Londrina, segundo a secretaria, evoluiu para um aborto espontâneo do feto na 14ª semana de gestação. Este é o primeiro caso confirmado em que o vírus zika foi a causa de um aborto no Paraná.