Esportes

Documento do PSG nega liberação de Marquinhos para Olimpíada do Rio

2015_795399218-20150301173003761afp.jpg_20150301.jpg

Seleção olímpica de futebolA presença de Marquinhos nos Jogos Olímpicos vai depender, fundamentalmente, de uma negociação direta entre o jogador e o Paris Saint-Germain. A CBF recebeu, após a divulgação da lista de convocados, um documento do clube francês. A entidade não revela o teor, mas O GLOBO apurou que se trata de uma manifestação da intenção de não liberar Marquinhos.

Segundo a CBF informou, através de sua assessoria de comunicação, está mantida “a convicção de que todos se apresentarão no dia 18 de julho”. Na convocação da seleção olímpica, na quarta-feira, o coordenador técnico da base Erasmo Damiani afirmou que a CBF havia conversado com os clubes de todos os 18 atletas na lista de Micale, e por isso a entidade contava que todos os nomes seriam liberados para participar da Rio-2016.

O otimismo da CBF reside no fato de Marquinhos ter manifestado seu desejo de atuar nos Jogos Olímpicos. A entidade aguarda que o próprio jogador mostre ao clube ter a disputa da medalha de ouro como um sonho pessoal, tentando sensibilizar o PSG. Durante a Copa América, Marquinhos chegou a anunciar ter obtido a liberação. No entanto, depois disso, o clube trocou de treinador. Laurent Blanc deixou o cargo e deu lugar ao espanhol Unai Emery.

Como os Jogos Olímpicos não fazem parte do calendário da Fifa, os clubes não são obrigados a liberar seus jogadores para o torneio. Marquinhos foi convocado para a Copa América Centenário, nos EUA, o que atrasou o início das suas férias. Assim, o jogador, de 22 anos, já se reapresentará ao PSG com atraso em relação ao restante do elenco. O clube francês, por isso, não pretende deixá-lo participar da Olimpíada do Rio, entre 3 e 20 de agosto, quando o Brasil tentará uma medalha de ouro inédita.

Confira os nomes convocados por Micale:

GOLEIROS:

Fernando Prass (Palmeiras)
Uilson (Atlético-MG)

LATERAIS E ZAGUEIROS:

Luan (Vasco)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (PSG)
Douglas Santos (Atlético-MG)
Zeca (Santos)
Willian (Internacional)

MEIAS:

Rafinha Alcântara (Barcelona)
Rodrigo Dourado (Internacional)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Thiago Maia (Santos)
Felipe Anderson (Lazio)

ATACANTES:

Neymar (Barcelona)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Luan (Grêmio)