Cotidiano

Documentário de Ava DuVernay vai abrir Festival de New York

201607191159402869_AP.jpgRIO ? Pela primeira vez nos 54 anos de história do New York Film Festival, um filme de não-ficção foi selecionado para abrir o evento. Dirigido por Ava DuVernay, o documentário “The 13th” percorre a história da desigualdade racial nos Estados Unidos para falar sobre o superencarceramento no país. A exibição será no dia 30 de setembro.

O nome do longa-metragem é uma referência à emenda que aboliu a escravidão na Constituição americana, e é o ponto de partida para a cineasta analisar historicamente os números de presos afro-americanos no sistema carcerário. Usando imagens de arquivo e depoimentos, o filme passa pelo renascimento do Klux Klux Klan, o Movimento dos Direitos Civis e o mais recente “Black Lives Matter”.

“Uma certa parte da nossa população foi demonizada para o benefício da indústria privada e políticos, e por muitas forças que não têm nada a ver com ‘manter as pessoas seguras'”, disse DuVernay para o The New York Times.

Não é a primeira vez que a diretora trata do tema. Seu último filme, “Selma: uma luta pela liberdade”, mostra os eventos que levaram à marcha de Selma, no Alabama e concorreu ao Oscar de melhor filme. A manifestação foi liderada pelo pastor Martin Luther King para reivindicar direitos iguais de voto para os negros.

“Uma vez que você sabe por que nós estamos aqui e como chegamos aqui, estamos em um caminho mais sólido para sair desse vale profundo em que nos encontramos. Essa é a esperança”, completou.

O diretor do New York Film Festival, Kent Jones, afirma que “The 13th” é um “ótimo filme, e também um ato de verdadeiro patriotismo”.

“Enquanto eu assistia ‘The 13th’, a distinção entre documentário e ficção se desfez, e eu senti que experimentava algo raro: contato direto entre o artista e o agora, esse momento”, disse Kent, que também faz parte do comitê de seleção do festival.

Entre as personalidades que falam no documentário estão Angela Davis, Michelle Alexander e Bryan Stevenson, entre ativistas, historiadores, políticos e ex-presidiários. O filme estará disponível na Netflix a partir de 7 de outubro.