Cotidiano

Doc sobre escândalo de doping na Rússia é adquirido pela Netflix

MV5BMjEyNTk4NzQ4Ml5BMl5BanBnXkFtZTgwNTA5NTE5MDI@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_.jpgRIO ? A Netflix acertou nesta terça-feira a compra dos direitos de distribuição do filme “Icarus”, um documentário sobre o escândalo de doping da Rússia, por US$ 5 milhões ? um dos maiores valores pagos para um filme de não ficção na História. Links Netflix documentário

A “Variety”, que apurou a negociação, chama o negócio de “histórico”. Desde que “Icarus” foi exibido no festival de Sundance deste ano, o leilão nos bastidores era intenso para adquirir o filme ? estúdios como Sony Pictures Classics, Neon, Magnolia e Amazon estavam na disputa.

Para investigar o doping no esporte russo, o diretor Bryan Fogel, um ciclista amador, decidiu se dopar para avaliar a melhora em sua performance. Para isso, ele entrou em contato com o doutor Grigory Rodchenkov, um cientista russo desertor, e teve acesso a informações sobre o funcionamento do programa de doping olímpico russo, que era financiado pelo Estado.

O filme ganha especial força em meio às polêmicas investigações sobre a interferência da Rússia nas eleições americanas.

“Foram três anos e meio de uma jornada pessoal intensa que expôs o maior escândalo da História do esporte”, disse Fogel em um comunicado sobre o filme. “Poder trabalhar com a Netflix, uma empresa capaz de lançar essa história de maneira global e grandiosa, com um potencial grande de impacto social e político, é uma honra espetacular”.

Desde que o escândalo de doping foi desmascarado, o Comitê Olímpico Internacional retirou medalhas de diversos atletas russos em Jogos Olímpicos recentes. Na Rio 2016, a delegação russa veio desfalcada de quase um terço de seus atletas.