Cotidiano

Doações de sangue no Hemocentro de Cascavel aumentam 30%

Foram realizadas 11.802 coletas este ano; em 2014 haviam sido 9.083

Cascavel – O estudante Rafael Luiz Moller foi até o Hemocentro em Cascavel doar sangue pela primeira vez. Nem o tempo instável impediu que ele e demais doadores comparecessem ao ato solidário.

“Um amigo sofreu acidente no fim de semana passado e está precisando muito de doações, cerca de 70 pessoas. Não pensei duas vezes, criei coragem e vim doar. Tenho 18 anos e nunca tinha doado antes”, afirma.

A administradora de empresas Maria Valdirene Benevides também tirou um tempinho e foi fazer o bem ao próximo. Há 15 anos ela se tornou doadora e hoje doa sangue pelo menos quatro vezes ao ano.

“Nunca esqueço que quando era criança meu pai lutou contra um câncer e foi preciso muitos doadores. Hoje ele está bem, foi curado e faço questão de retribuir a quem precisa”, destaca.

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia de Doador de Sangue. Em Cascavel a população conta com uma unidade do Hemocentro para fazer as coletas. A boa notícia é que, de janeiro até outubro deste ano, houve um aumento de 30% nas doações. Foram realizadas 11.802 coletas este ano e em 2014 haviam sido 9.083 no mesmo período.

Outro fator que chama a atenção são os meses que tiveram maiores doações em 2015. Em janeiro foram 1.380 coletas e no mês de setembro foram 1.290.

Medula óssea

Já as doações de medula óssea registraram queda de janeiro a outubro. Foram 1.664 cadastros de potenciais doadores e no ano passado haviam sido 2.368 considerando o mesmo período. Isso representa 42% de queda.

De acordo com a direção do Hemocentro, três candidatos cascavelenses efetivaram a doação de medula óssea e amostras foram enviadas para fora do País, mas não se sabe ainda se tiveram êxito nas doações.

(Com informações de Eliane Alexandrino)