Cotidiano

Doações alimentam 25 bebês por dia

A média mensal é de 110 doadoras, com uma produção de aproximadamente 230 litros

Cascavel – Há quase dois anos Sirlene Rosa Cirilo faz, semanalmente, a doação de leite humano. Mãe da pequena Sophia, a mulher foi uma das doadoras homenageadas ontem pelo Banco de Leite em Cascavel, em alusão ao Dia Internacional de Doação de Leite. “Tive minha bebê no Hospital Universitário e como tinha muito leite, as meninas do Banco me procuraram para que eu fizesse a doação. Claro que tive dias em que pensei em parar de doar, mas saber que esse pequeno gesto faz a diferença para esses pequenos, me motivou a continuar”.

Em um ano e dez meses, Sirlene fez a doação de 42 litros de leite. “No começo doava 1,5 litro, agora a produção diminuiu”, contou ela, rindo. Nos braços, a pequena Sophia continua “mamando”. “Enquanto eu tiver leite vou dar a ela, é o momento que temos juntas, não pretendo perder isso tão cedo”.

De acordo com a enfermeira coordenadora do Banco de Leite, Anelise Vieczorek, a média mensal é de 110 doadoras, com uma produção de aproximadamente 230 litros. “O consumo varia de acordo com a idade da criança, mas em média cada litro de leite alimenta dez bebês”.

O problema, segundo ela, é o inverno. “Parece que as mãezinhas têm mais preguiça de doar no frio. As doações caem, em média, 25%”.

Conforme Anelise, diariamente 25 crianças consomem de cinco a sete litros de leite. “São os que estão internados no Hospital Universitário, nos mais variados setores, dentre eles UTI [Unidade de Terapia Intensiva], UCI [Unidade de Cuidados Intermediários], pediatria, entre outros”.

Além das crianças do HU, o Banco de Leite faz ainda a pasteurização do material coletado pelo Hospital São Lucas e pela Policlínica. “Qualquer pessoa pode fazer a doação, basta ter feito todo o acompanhamento do pré-natal e ter boa saúde”.