Cotidiano

Doação de órgãos

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) recebeu em cerimônia, na manhã de ontem, diversas certificações de agradecimento do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. O evento aconteceu no Palácio Iguaçu em Curitiba, e contemplou Hospitais de todo o estado.

A UTI do Hospital Universitário e o CIHDOT receberam certificação de agradecimento pela doação de órgãos e tecidos para implante. Já a família de Sandra Aparecida Pereira, recebeu agradecimento pelo ato de amor e solidariedade na doação de órgãos e tecidos para transplantes. Além disso, os médicos Elaine Fátima, Marcio do Prado e Mara Cleia foram homenageados pela prestação de serviço ao HUOP.

O Paraná alcançou o primeiro lugar em doação de órgãos para transplantes no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o índice de doações no Paraná contabiliza 44,2 % por milhão de população, entre janeiro e março de 2018. Em segundo lugar está Santa Catarina (33,7%) e o Ceará (29,7%).

Em solenidade que comemorou esse desempenho, ontem, no Palácio Iguaçu, a governadora Cida Borghetti destacou a liderança do Estado como um momento de união, doação e continuidade. “Este trabalho prioriza a continuidade da vida e a transmissão de amor e afeto”, afirmou Cida. “Nada seria possível se não através do calor humano e da determinação do Governo do Estado em priorizar ferramentas e dar condições necessárias de trabalho aos gestores públicos e equipe técnica. Não tenho dúvida que o Paraná continuará liderando, pois temos pessoas comprometidas com esta causa”, disse ela.

O evento reuniu 100 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, técnicos, entidades e representantes do Centro Estadual de Transplantes e Comissões Intra-Hospitalares. Foi apresentada a história da Central de Transplantes, índices e recordes. Também foram entregues certificados de homenagem para os profissionais que trabalham na área.

Histórico

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, considera que os aumentos só foram possíveis graças a um conjunto de diversos fatores e do trabalho contínuo de todas as equipes parceiras do Sistema.

“Este é um marco histórico no Paraná, saímos do nono lugar nacional para o primeiro. Isto mostra o compromisso e o comprometimento de toda a equipe profissional da abordagem aos familiares e da conscientização de doação de órgãos, que é um tema que tem que ser tratado em família para se convergir em vida”, afirmou Nardi. “Estamos em primeiro lugar no Brasil, mas superamos a Espanha, por exemplo. Portanto se mantivermos essa estabilidade e esse número crescente poderemos ficar em primeiro no mundo”, afirmou o secretário.