Cotidiano

Do outro lado da fronteira, vitória de Trump provoca receio entre mexicanos

USA-ELECTION_REACTION-MEXICO-G33308QH9.1.jpg

CIDADE DO MÉXICO ? Após o anúncio da vitória de Donald Trump para a Presidência dos EUA, os mexicanos se veem diante de um futuro de incertezas. Com sua dura retórica anti-imigração, o republicano prometeu na sua campanha construir um muro na fronteira com o México e chamou os imigrantes do país de criminosos e agressores sexuais. Enquanto a apuração se estendia estado após estados, muitos mexicanos assistiam incrédulos à contabilização dos votos. trumpeleito

Em casas e bares do território mexicano, muitas pessoas expressaram receio com a vitória do magnata.

? Temos que começar a economizar para aquele muro. Não é só que Trump me assusta, é que ele representa uma grande quantidade de pessoas nos EUA ? disse Rafael Garnica, um empresário de 29 anos da Cidade do México.

Nas redes, alguns mexicanos pediam que o seu governo buscasse uma via de diálogo com Trump. E outros chegaram a dizer que temiam o rompimento das relações com o governo americano.

“A vitória de Trump é a antítese da queda do Muro de Berlim”, esreveu Fernando Belaunzaran, um político mexicano de centro-esquerda.

Ao longo da campanha presidencial, Trump atacou repetidamente com insultos os imigrantes latinos e prometeu deportar milhões de pessoas que vivem ilegalmente nos EUA. Além disso, garantiu que faria o México pagar pela construção do muro na fronteira ? uma proposta que o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, rechaçou explicitamente.

Na economia, o peso mexicano sofreu a sua maior queda em 22 anos por conta dos receios de que Trump mantenha a sua promessa de reescrever ou descartar um tratado de livre comércio que, afirma, beneficia apenas o México. Investidores se preocupam que uma guerra comercial leve a economia à recessão.