Cotidiano

Do luxo ao lixo: hotéis ingleses são reprovados pela vigilância sanitária

Hi_H0ATQ_26955841_H0ATQL0T.JPGRIO – O luxo de restaurantes refinados em hotéis cinco-estrelas pode esconder alimentos com higienização pouco confiável. Essa é a conclusão de um relatório feito pela organização britânica Which?, voltada à defesa do consumidor, com base em avaliações da Food Standards Agency (FSA), a vigilância sanitária do Reino Unido. De acordo com o levantamento, a última inspeção do órgão governamental reprovou 652 hotéis, pousadas e B&Bs no país. As informações são do jornal inglês “The Telegraph”.

bv hotéis

Chama a atenção a presença na lista de hotéis cinco-estrelas, como o pomposo Royal Horseguards, em Londres. De acordo com o jornal, seu restaurante foi avaliado com duas rosetas do guia The AA, referência para o mercado de luxo britânico. A classificação garante a “excelência” de sua cozinha. Curiosamente, o estabelecimento também nota 2 na classificação de higienização dos alimentos da FSA, em 2016. Só que, neste caso, significa que “melhorias precisam ser feitas urgentemente” nesse sentido. As diárias mais baratas do hotel, que fica às margens do Rio Tâmisa, custam 191 libras esterlinas (R$ 730).

O jornal aponta outros hotéis reprovados pelos agentes sanitários. Também com duas rosetas AA, o quatro-estrelas Dean Court Hotel, em York, recebeu nota 1 da FSA. Já no Novotel de Birmingham, a inspeção encontrou moscas nas áreas de preparo dos alimentos e observou “limpeza pobre por todos os lados”.

Esses dados não são exatamente um segredo. Eles estão disponíveis no site da FSA, onde é possível buscar pelo nome do hotel ou restaurante para saber qual é seu atual status. E após cada inspeção o estabelecimento recebe um adesivo verde com a nota recebida, que varia de 0, a menor, a 5, a maior.

A questão é que, na Inglaterra e na Escócia as casas não são obrigadas a exibir ao público esse documento. Ao contrário do que acontece na Irlanda do Norte e no País de Gales, onde o adesivo deve ser fixado em local visível a todos.

Por isso a FSA e a Which? estão trabalhando em conjunto para formular uma nova lei que obrigue os restaurantes e hotéis ingleses e escoceses a informarem aos hóspedes e clientes que nível de higiene suas cozinhas têm.