Cotidiano

Do espaço, astronauta americano deposita voto em Trump ou Hillary

201611072033067134_AFP.jpg

RIO ? A eleição que vai definir quem vai comandar a maior potência mundial acontece nesta terça-feira, mas alguns votos já começaram a ser computados, como o do astronauta Shane Kimbrough. A bordo da Estação Espacial Internacional, Kimbrough, atualmente o único americano em órbita, já fez a sua escolha, informou a Nasa na segunda-feira.

Kimbrough chegou ao laboratório espacial na metade de outubro. Segundo a agência espacial americana, ele depositou o seu voto em algum momento dos últimos dias. Antes de ser enviado para a missão de quatro meses, o astronauta natural da pequena cidade de Kileen, no Texas, estava ansioso para poder dizer: ?eu votei do espaço?.

Quando ele retornar à Terra, em fevereiro, os EUA já terão um novo presidente. Em entrevista antes do embarque, Kimbrough afirmou que os astronautas são ?um tanto apolíticos?

? Eu ficarei feliz em receber o novo presidente, quem quer que seja ? disse o astronauta, na ocasião.

Uma lei do Texas de 1997 permite aos astronautas votatem do espaço. Quando não estão em missões, os astronautas ficam baseados em Houston. Um voto eletrônico seguro é encaminhado à Estação Espacial Internacional pelo controle de missão em Terra, e retornado por e-mail.

Kimbrough está dividindo a estação com dois cosmonautas russos. A tripulação irá dobrar no final da próxima semana, com a chega de um americano, um russo e um francês.