Cotidiano

Dnit entrega 14 km de duplicação em dezembro

Trecho que segue a Santa Tereza do Oeste vai ser concluído até o fim do ano

Santa Tereza – As obras de duplicação da rodovia BR-163 entre Cascavel e Marmelândia estão com o cronograma em dia e a previsão é de que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) inaugure os primeiros 14 quilômetros até o fim deste ano, entre o entroncamento da BR-277 até o município de Santa Tereza do Oeste. Paralelamente, outros 14 quilômetros estão em andamento na sequência, até Lindoeste. 

A extensão da obra é de 74 quilômetros, a um custo de R$ 579 milhões. O Consórcio Sanches Tripoloni/Maia Melo tem até 2018 para concluir a duplicação, que teve a ordem de serviço assinada em novembro de 2015. O empreendimento, que segue em ritmo acelerado, é uma antiga reivindicação dos usuários da rodovia, já que o trajeto é conhecido pelas péssimas condições da pista, falta de sinalização e segurança. O que surpreende é a tecnologia implantada no local, que garante o prolongamento da vida útil do pavimento em até 20 anos. A obra no Paraná é pioneira nesse quesito ao utilizar um sistema de base e sub-base com uma camada de 24 centímetros de concreto. 

Toledo a Marechal

O trecho da BR-163 entre Toledo e Marechal Cândido Rondon também está em duplicação. A obra atinge uma extensão de 40,7 quilômetros, orçados em R$ 306,5 milhões, com prazo de entrega para 2018. A empresa que executa o serviço é o Consórcio Técnica Viária/Castilho/Urbaniza, na modalidade RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas) Integrado.