Cotidiano

DML do Espírito Santo recebe 37 corpos somente nesta segunda

IMAGEM1.jpg

RIO – Somente nesta segunda-feira, o Departamento Médico Legal do Espírito Santo registrou 37 vítimas de homicídios, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (SindiPol). As mortes ocorreram na Grande Vitória e no interior. O último balanço foi feito às 17h30m. O número equivale a uma média de dois corpos chegando por hora ao departamento. No total do fim de semana, o Espírito Santo registrou 62 homicídios.

Espírito Santo

A capacidade das geladeiras do Departamento Médico Legal de Vitória (DML) é de 30 corpos. Com a onda de violência no estado, a capacidade foi extrapolada. Um vídeo obtido pelo EXTRA mostra corpos amontoados pelo chão dos corredores do DML. Desde o início da manhã, o DML vem recebendo as famílias das vítimas para reconhecimento dos corpos. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Jorge Emílio Leal, o departamento normalmente já atua acima da capacidade.

– Em um dia normal, o DML já não aguenta a demanda. Com todo esse caos, é impossível armazenar todos os corpos – disse.

FOTO2.jpg

A onda de homicídios começou desde o início dos protestos de familiares de policiais militares do estado, na manhã de sábado. Eles impedem a saída de viaturas e policiais militares dos quartéis. Segundo Jorge Emílio, apesar do pânico instaurado no estado, a população apoia os agentes.

– Não tem polícia e os criminosos estão descendo às ruas. A manifestação da PM é reflexo de uma política de massacre dos funcionários de segurança pública. Não há investimeto e isso afeta a todos. A manifestação é legítima. Estamos sem revisão salarial anual há três anos. Não temos efetivo para atender. As viaturas estão aos pedaços. O pleito não é absurdo, é legítimo e a população entende e apoia isso porque sabe que a polícia não é valorizada no Brasil. É muito complicado ser policial no Brasil hoje – disse.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Justiça confirmou o envio de 200 homens da Força Nacional de Segurança para auxiliar no policiamento na cidade de Vitória. Por meio de nota, a pasta informou que o grupo deve chegar à cidade no início da noite desta segunda-feira.

“Desde domingo, o ministro vem acompanhamento o problema na cidade. Conversou com o secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, e com o governador em exercício do Espírito Santo, Cesar Colnago. Nas duas conversas, o ministro colocou-se à disposição para auxiliar na solução do problema”, diz a nota.

forca-nacional.jpg

O governo federal autorizou também a atuação do Exército. A falta de policiamento levou a prefeitura de Vitória a suspender o início do ano letivo nesta segunda-feira na rede municipal e também determinou o fechamento de todas as unidades de saúde. Escolas e faculdades particulares também anunciaram a suspensão das aulas. Três ônibus foram incendiados e um posto da PM foi queimado nas últimas horas. Houve arrastões e arrombamento de várias lojas no comércio de rua e também em shoppings.

O Ministério Público do Espírito Santo e o Tribunal de Justiça também suspenderam o expediente como medida preventiva até que a situação na segurança pública retorne à normalidade. A Federação de Futebol do Espírito Santo também suspendeu jogos da Série A do Campeonato Capixaba 2017.