Esportes

Djokovic vence no US Open, enquanto Nadal cai para azarão francês

As oitavas-de-final da chave masculina do US Open reservaram sustos e zebras para o público que compareceu ao Arthur Ashe Stadium, em Nova York. O sérvio Novak Djokovic, atual campeão do torneio e nº 1 do mundo, não teve dificuldades para bater o jovem britânico Kyle Edmund, em parciais de 6-2, 6-1 e 6-4, mas preocupou o público ao pedir atendimento médico no terceiro set, por sentir, mais uma vez, dores no cotovelo direito. Mais cedo, Rafael Nadal foi supreendido pelo jovem francês Lucas Pouille, atual nº 25 do mundo, e perdeu no tie-break do 5º set, dando adeus ao torneio e completando a temporada sem alcançar as quartas-de-final em nenhum dos quatro Grand Slams, algo que não acontecia desde 2004.

Djokovic só havia jogado uma partida completa na estreia, conta o polonês Jerzy Janowicz, pois avançou na segunda e terceira rodadas com abandonos dos adversários. Em quadra, porém, o sérvio não se abalou com a falta de ritmo e dominou o confronto com Edmund desde o começo, levando apenas 35 minutos para vencer cada uma das duas primeiras parciais. No terceiro set, o sérvio chegou a abrir 2 a 0, mas teve o saque quebrado e, logo em seguida, pediu atendimento médico no cotovelo direito, o mesmo que o incomodara na estreia do US Open.

Numa parcial bem mais equilibrada do que as duas primeiras, o nº 1 do mundo viu Edmund reagir e teve o saque quebrado mais uma vez pelo britânico, ficando pela primeira vez atrás no placar. Pressionado, Djokovic devolveu a quebra e manteve o jogo equilibrado até o décimo game, quando quebrou mais uma vez o serviço do jovem adversário e sacramentou sua passagem às quartas-de-final. Na próxima rodada, ele encara o francês Jo-Wilfried Tsonga, que venceu o americano Jack Sock por 3 sets a 1. Em 21 duelos, Djokovic venceu 15 vezes e perdeu 6.

NADAL É SURPREENDIDO E DÁ ADEUS AO TORNEIO

A grande surpresa do dia foi a eliminação de Rafael Nadal, dono de 14 Grand Slams e bicampeão do US Open (2010 e 2013). Em uma partida marcada por reviravoltas e muito equilíbrio, o espanhol perdeu por 3 sets a 2 para o francês Lucas Pouille, que avançou às quartas após uma supreendente vitória em parciais de 6-1, 2-6, 6-4, 6-3 e 7-6 (8-6).

201609042147347533_AFP.jpgAntes do jogo, Nadal não havia perdido nenhum set e só havia cedido 20 games em 3 jogos, chegando como o grande favorito contra o jovem de 22 anos. Mas Pouille, que já havia feito as quartas-de-final este ano em Wimbledon, adotou um padrão de jogo agressivo desde o começo da partida, pressionou o espanhol a maior parte do tempo e foi recompensado por sua coragem em quadra.

Após desperdiçar 3 match points no tie-break, o francês contou com um erro bobo de Nadal, que mandou uma bola fácil na rede, para ter sua quarta chance de vencer o jogo, e não a desperdiçou. Com um potente golpe de direita na paralela, Pouille fechou o jogo e se jogou no chão após a maior vitória de sua carreira. Na próxima fase, ele encara o compatriota Gael Monfils, que venceu o cipriota Marcos Baghdatis e ainda não perdeu sets neste US Open.

Nadal, por sua vez, fecha, pela primeira vez desde 2004, uma temporada sem alcançar as quartas-de-fnal de um Grand Slam. Vale lembrar, porém, que ele abandonou Roland Garros, Slam onde foi nove vezes campeão, na terceira rodada, por conta de uma lesão no punho, e nem disputou o torneio de Wimbledon. Na temporada, os melhores resultados do atual nº 5 do mundo são o título do Masters 1000 de Monte Carlo e o 4º lugar nos Jogos Rio-2016.