Cotidiano

Divisão de opiniões na Cultura

Não foi a todo mundo que a proposta de junção da Secretaria de Cultura com a Secretaria de Esportes agradou não. Apesar da direção da Secretaria e também a Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores julgar positiva a mudança, parece que os artistas não gostaram muito da coisa toda.

Muitos participaram da audiência pública realizada ontem, para discutir a união das secretarias prevista na reforma administrativa, proposta pelo Executivo.

Mas o cenário não é dos melhores não. Tem artista que considera a proposta um retrocesso. “Como cidadão, o que posso falar é que a Secretaria de Cultura independente foi uma árdua batalha dos artistas e fazedores de cultura de Cascavel. Voltar a essa configuração do orçamento dividido e autonomia compartilhada é, seguramente, um retrocesso histórico”, avalia o ator, diretor e produtor cultural André Luís Dutra.

Segundo ele, a alteração foi mandada pra Câmara sem consulta prévia dos setores culturais ou esportivos. “A classe artística de Cascavel não tem conseguido se organizar, dessa forma não consegue conquistar o respeito e respaldo que necessitaria para que decisões dessa natureza, que muda políticas públicas para o setor, fossem ao menos informadas ao Conselho Municipal de Políticas Culturais”, desabafa.

O Conselho

De acordo com o Conselho de Cultura, em administrações anteriores a experiência foi testada, e a Secretaria voltou a ser somente de Cultura. “Independente ou unida com outra não se tem dado o valor necessário a cultura em Cascavel”, lamenta o presidente do Conselho, Cleiton Costa.

Para ele, precisa-se de política pública clara, que resgate a importância da cultura para toda a sociedade. “Cascavel é polo regional, uma pena os governantes deixarem a cultura em segundo, terceiro plano”, considera