Cotidiano

Dívida total do mundo bate recorde e representa 225% do PIB global

207001170.jpg

WASHINGTON – O endividamento total do mundo é recorde e segue crescendo. Segundo o relatório Monitor Fiscal, divulgado nesta quarta-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a dívida de setores não financeiros cresceu fortemente, chegando a US$ 152 trilhões, o equivalente a 225% de tudo que é produzido no mundo em um ano.

FMI_0410

?Dívida privada excessiva é um grande vento contrário à recuperação global e um risco para a estabilidade financeira?, afirma o documento.

Segundo o estudo, dois terços deste valor, ou US$ 100 trilhões, são dívidas de empresas privadas. Mas a dívida pública também cresceu, passando de 70% do PIB mundial no início do século para 85% em 2015.

?Os níveis de dívida elevados muitas vezes acabam em recessões financeiras mais profundas e por mais tempo do que o habitual para as recessões?, diz o documento.

Vitor Gaspar, diretor do Departamento de Assuntos Fiscais do FMI, afirma que a política fiscal pode fazer mais para restaurar o crescimento e a estabilidade no mundo.

?Intervenções fiscais específicas sob a forma de programas patrocinados pelo governo para ajudar a reestruturar a dívida privada e apoio público para a reestruturação da dívida das empresas pode ser muito eficaz na redução da alavancagem?, disse ele, em seu discurso inicial ao apresentar o relatório nesta quarta-feira na capital americana.

? Mas a política fiscal não pode fazer isso sozinho. Uma abordagem abrangente, consistente e coordenada é o que precisamos. A ação global usando todas as políticas ? monetária, fiscal e Estrutural ? permitirá aproveitar as sinergias entre elas. Políticas consistentes, ao longo do tempo, podem ancorar as expectativas de inflação a longo prazo e levar a uma tendência de baixa sustentável na relação entre dívida pública e PIB ? disse Gaspar.