Cotidiano

Dívida em atraso é realidade para 24% dos paranaenses

Em todo o Estado, 85,5% das famílias têm alguma espécie de dívida

Curitiba – Dívidas atrasadas preocuparam 24,2% das famílias paranaenses no mês de fevereiro. Segundo uma pesquisa divulgada ontem pela Fecomércio-PR (Federação do Comércio no Paraná), esse montante é menor do que o registrado em janeiro deste ano, quando 25,7% das famílias estavam com contas vencidas.

Em todo o Estado, 85,5% das famílias têm alguma espécie de dívida – o menor índice dos últimos 12 meses. Esta quantidade representa uma leve queda em relação ao primeiro mês do ano, quando 85,7% estavam endividados. O levantamento também mostrou que 9,5% das famílias estavam, em fevereiro, sem condições de quitar os débitos.

Ainda conforme a pesquisa, entre aqueles que devem, 24% avaliam estar muito endividados. Para as famílias com renda até 10 salários mínimos, esta sensação atinge 25,2% das famílias.

Os técnicos responsáveis pelo levantamento afirmam que o nível de endividamento no Paraná está entre os mais altos do País – 24% das famílias estão no limite da dívida. A média nacional é de 13,8%.

Para 72% daqueles que têm dívida, a causa está no cartão de crédito. O financiamento imobiliário e o financiamento de veículos também estão entre os principais meios de endividamento, com 10% cada.