Cotidiano

Ditador Assad ri ao ser perguntado sobre crianças mortas na Síria

2016 949182435-201611030516517064_AFP.jpg_20161103.jpgLONDRES – Diante de uma guerra que já dura quase seis anos na Síria, o ditador Bashar al-Assad riu e disse que dorme bem à noite ao ser questionado sobre a morte de crianças na Síria. Em entrevista ao jornal britânico ?The Sunday Times?, o presidente sírio afirmou ainda que as mortes de centenas de milhares de civis são culpa dos terroristas e destacou que ?se trata de uma guerra, não de caridade?.

Assad 7 de novembro

?Eu sei o significado desta pergunta. Eu durmo bem. Eu durmo, trabalho e como normalmente, e faço esportes?, teria respondido Assad, segundo o ?The Independent?, à pergunta do ?The Sunday Times? sobre as mortes das crianças sírias.

Relatório recente do Centro Sírio para Pesquisa Política (SCPR, na sigla em inglês) aponta que 470 mil pessoas já morreram no atual conflito sírio. Cerca de 400 mil seriam resultado direto de ataques no país, enquanto o restante foi reflexo das más condições de infraestrutura por causa desses ataques, como falta de água e de alimentos.

Das cerca de 250 mil que estariam presas em Aleppo, cidade no meio do conflito, 100 mil são crianças, consideradas as mais vulneráveis aos bombardeios.

Quando perguntado sobre como se sentia em relação às mortes, Assad afirmou que eram culpa dos terroristas. ?Em uma guerra, sempre temos inocentes feridos ou mortos. O que você faz? Faz o melhor. Terroristas ainda estão em Aleppo e usam os civis como escudos humanos?, disse.

O ditador sírio também afirmou que as forças do Ocidente vêm se enfraquecendo na Síria e agradeceu o apoio das forças russas para enfrentar os rebeldes no país.