Cotidiano

Distribuição de mudas atrai a população

Cascavel – Sucesso total. Assim pode ser resumido o evento comemorativo ao Dia da Árvore, realizado pela Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), na manhã desta quinta-feira (21), no Calçadão da Padre Champagnat, em Cascavel. Das 600 mudas disponibilizadas por intermédio da parceria com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Itaipu Binacional, 400 foram distribuídas em menos de uma hora. Foram entregues mudas de mata nativa da região para a população de Cascavel e inclusive de outros municípios da região Oeste, que circulavam pelo local durante a programação. Ao todo, 234 pessoas receberam as mudas e com o simples gesto de plantar uma árvore, vão ajudar no futuro das próximas gerações.

O presidente da Areac, engenheiro agrônomo Francisco Justo Júnior, agradeceu a presença dos voluntários da diretoria e parceiros que tornaram o evento um sucesso. “Essa será uma prática que fará parte do calendário anual de ações da Areac”, disse ele. A distribuição também contou com a presença do presidente da ONG Amigos dos Rios, Adelar Valdameri, que realizou logo depois um evento que resultou na molhada dos ipês no centro. “Esse trabalho da Areac é fundamental para sensibilizar a população sobre a importância do plantio”, completando: “Sem árvore, não existe nascente”.

Morador do bairro Alvorada, Arnaldo Rua disse que ações como essa precisam ser feitas mais vezes. “A nova geração precisa saber da importância de plantar uma árvore e preservar o meio ambiente”, destacou. O presidente da Associação de Moradores do Residencial Treviso, Amauri José Alves, levou algumas mudas para plantar ao lado da pista de caminhada do residencial, garantindo conforto térmico durante as atividades físicas.