Cotidiano

Disputa na Câmara tem 20 candidatos por vaga

Os pretendentes a uma vaga estão distribuídos em 14 chapas proporcionais homologadas nas convenções partidárias

Cascavel – Os 207 mil eleitores de Cascavel terão a opção de pelo menos 420 candidatos a vereador no pleito deste ano. Os pretendentes a uma vaga estão distribuídos em 14 chapas proporcionais homologadas nas convenções partidárias, as quais foram encerradas na semana passada. 

Atualmente, o Legislativo Municipal tem 21 cadeiras, sem nenhuma representante feminina. Com essa proporção de 420 pretendentes, que pode aumentar ou diminuir, serão 20 candidatos por vaga. Nesta semana, os partidos e as coligações ainda fazem os últimos ajustes e têm até o dia 15 de agosto para registrar nos cartórios eleitorais da cidade a nominata final.

A reportagem de O Paraná apurou que são 14 chapas proporcionais. O PMDB vai de chapa pura, com 32 candidatos. O partido tem uma cadeira na Câmara, o vereador Rui Capelão, que vai à reeleição. Walter Parcianello é o candidato a prefeito dos peemedebistas.

O PP também lançou chapa pura na proporcional, com 32 candidatos a vereador. A sigla partidária não tem representante no Legislativo. O empresário Hélio Laurindo é o candidato a prefeito.

A coligação Se Cascavel Fosse Nossa (Psol/PCB) homologou 16 candidatos a vereador. Nenhum dos dois partidos tem representante na Câmara. Professor Ivanildo é o candidato a prefeito da coligação.

A coligação que apoia a candidatura a prefeito de Marcos Vinícius Pires de Souza é formada pelo PSB/PDT/PTN/PR/PSDB/PPS. O grupo lançou duas chapas completas na proporcional, somando 64 nomes. A primeira inclui o PSDB/PPS/PDT e a segunda PTN/PR/PSB.

A meta da coligação é eleger pelo menos seis candidatos a vereador. Atualmente, os tucanos têm uma cadeira na Câmara, o PDT duas, o PR duas e o PTN uma.

A coligação liderada pelo PPL, do candidato a prefeito Marcio Pacheco, é formada pelo PMB/PHS/PRB/Pros/PCdoB. O grupo lançou três chapas completas com 32 nomes cada. São elas: PMB/PCdoB; PPL/PRB e PHS/PMN/Pros.

O PEN também foi incluído na coligação com o PHS/PMN/Pros, mas o caso foi parar na Justiça Eleitoral. A executiva municipal de Cascavel foi destituída pela nacional do partido, que anulou a convenção para apoiar o grupo liderado pelo candidato a prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

A coligação encabeçada pelo PSC briga para eleger pelo menos sete candidatos a vereador. O grupo reúne 12 partidos e lançou 192 candidatos divididos em seis coligações. O PSD sai sozinho, com 16 candidatos, desses quatro são vereadores atualmente (João Paulo, Ganso sem Limite, Walmir Severgnini e Robertinho Magalhães).

O PSC e o PSL também vão disputar a eleição ao Legislativo com chapas puras. O PTC forma outra proporcional com o PTB, PRP e PEN, assim como PSDC, DEM e PTdoB. O Solidariedade se uniu ao PV.

O PT é outro que vai disputar o pleito com chapa pura. O partido homologou 17 nomes. A legenda tem atualmente um vereador, o Professor Paulino, que foi eleito suplente na eleição de 2012, mas herdou a vaga com a eleição de deputado estadual de Marcio Pacheco.

O candidato petista a prefeito é Aderbal de Mello.