Cotidiano

Discussão na Câmara

A proposição de autoria do Poder Executivo que institui o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Toledo foi enviada ao Legislativo no fim de 2017, sendo que, após o recesso legislativo, o presidente Renato Reimann designou Comissão Especial para a apreciação inicial da proposta. Os blocos indicaram os vereadores Albino Corazza, Gabriel Baierle, Leoclides Bisognin, Vagner Delabio e Walmor Lodi, os quais escolheram Delabio como presidente, sendo designado Bisognin como relator.

A Comissão Especial já ouviu a secretária de Planejamento, Maisa Fazzolari; o secretário de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão; o coordenador-geral do Plano de Mobilidade Urbana, Gilberto Augusto Chmulek; a psicopedagoga da Secretaria de Educação, Elenice de Souza; e o representante da Escola Municipal Norma Demeneck Belotto, Ademar Souza.

Os vereadores também receberam sugestões de emendas da ADVT (Associação dos Deficientes Visuais de Toledo) e do professor doutor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Câmpus Toledo, Carlos Roberto Juchen.

A ADVT encaminhou como sugestão para a Câmara a "inclusão de estrutura acessível na adequação de todos os espaços nos ambientes públicos e privados, de acordo com o que preconiza o Decreto 5.296/04 e outras leis do gênero”, apontando que “diversos espaços” no Município não contemplam os aspectos de acessibilidade. A entidade também sugeriu a adoção do Plano Municipal de Políticas dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Já o professor Roberto Juchen sugeriu à Câmara a revisão do ângulo das vagas perpendiculares de estacionamento para permitir caminhonetes, liberação de espaço de estacionamento em cruzamentos sem sinaleira para aumentar a visibilidade aos motoristas e interligação das ciclovias e sua ampliação e sinalização para estimular o uso da bicicleta. Ele também sugeriu a implantação do cicloturismo no interior por meio de uma grande ciclovia pela área rural com 25 a 50 quilômetros pelas paisagens belas do interior.

As propostas também serão encaminhadas à comissão especial da Câmara, que será formada para apreciar o Projeto de Lei 45, de 2018, do Poder Executivo, que cria o Concidade Toledo (Conselho Municipal da Cidade).