Esportes

Dirigentes trabalham com todas as possibilidades

Rio de Janeiro – Para a seleção brasileira, conhecer os adversários e o calendário de jogos na Copa do Mundo vai condicionar decisivamente a preparação para o Mundial da Rússia. Influenciará na escolha de adversários nos últimos amistosos e nas datas e locais de treinamento.

Caso fique nos grupos B, F ou G, o Brasil terá jogos em Sochi, cidade na qual montará sua base para treinamentos na semana anterior à estreia e onde permanecerá, caso chegue, até as quartas de final. Ser sorteado para o Grupo B também significa jogar em apenas três cidades durante todo o Mundial: Sochi, Moscou e Kaliningrado.

Além disso, estar na chave B tem como ponto positivo o fato de ter como adversário nas oitavas uma seleção do Grupo A. Ou seja, enfrentar um rival vindo de um grupo encabeçado pela Rússia, que, embora jogue em casa, não é tão poderosa.

Já ser sorteada para os grupos F ou G têm como ponto positivo a estreia mais tardia. A Copa será aberta no dia 14 de junho e as seleções dessas chaves deverão debutar três ou quatro dias depois. Quem cair no Grupo H terá cinco dias a mais de treino.

Apresentação em maio

Por enquanto, a apresentação da delegação brasileira está prevista para o dia 21 de maio, na Granja Comary, mas sem os jogadores que por ventura estiverem na final da Liga dos Campeões, dia 26 de maio. Em seguida, a seleção irá à Inglaterra, onde fará, em Londres, a parte mais longa da preparação, num regime de maior concentração, no novo CT do Tottenham. A duração de cada período de treinamento, bem como a definição dos adversários e locais dos amistosos, dependerá do dia do primeiro jogo na Copa. A ideia é chegar à Rússia uma semana antes da estreia.