Cotidiano

Diretoria Executiva da Embrapa nomeia Chefe-Geral da Embrapa Café

Dirigente da Embrapa Café inicia a nova fase de gestão a partir de 1° de maio de 2021

Diretoria Executiva da Embrapa nomeia Chefe-Geral da Embrapa Café

A Diretoria Executiva da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) selecionou o pesquisador Antônio Fernando Guerra para assumir a Chefia Geral da Embrapa Café, uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa no Brasil, que fica sediada em Brasília – DF.

Essa gestão do novo titular da Embrapa Café terá início hoje (1°) e se estenderá por dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois períodos iguais de dois anos. Antônio Guerra já vinha ocupando a Chefia-Geral dessa Unidade de Pesquisa, como interino, desde o ano de 2018, e, anteriormente, ele também ocupou o cargo de Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento por seis anos.

Antonio Guerra é engenheiro agrícola formado pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), onde também concluiu seu mestrado em Engenharia Agrícola, com foco principal em irrigação e drenagem também pela UFV. Seu Doutorado foi cursado na UA (Universidade do Arizona) – Tucson, Estados Unidos, em análises de fluxos de momento, calor e água na atmosfera. Na pesquisa de café, a sua experiência profissional, nas últimas duas décadas, concentrou-se na área de irrigação, especialmente no desenvolvimento da tecnologia de irrigação com o uso do estresse hídrico controlado para uniformização de florada e maturação do cafeeiro, além do desenvolvimento das primeiras cultivares de café Conilon clonal, denominadas BRS Primalta, propícias a serem cultivadas em elevadas altitudes do Cerrado do Brasil Central.

Sobre a Embrapa Café – A Embrapa Café foi criada em 1999 para coordenar o Consórcio Pesquisa Café, com o objetivo principal de formular, propor, coordenar e orientar estratégias e ações de geração e transferência de tecnologia de café, bem como, promover e apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação, a serem executadas por Unidades Descentralizadas da Embrapa, organizações integrantes do Consórcio Pesquisa Café e, ainda, contribuir para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do café. A Embrapa Café, em consonância com o Decreto 10.071/2019 e Portarias Mapa 345/2020 e 346/2020, participa do Conselho Deliberativo da Política do Café – CDPC na formulação de políticas públicas para o setor como convidada, em caráter permanente.