Cotidiano

Diretores criticam escolha de ?O pequeno segredo? para disputar vaga em Oscar

SÃO PAULO – Os cineastas Anna Muylaert e Gabriel Mascaro reagiram contra a escolha de “O pequeno segredo”, de David Schurman, como representante do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Há menos de um mês, Anna, diretora de “Mãe só há uma”, e Mascaro, do longa “Boi neon”, tiraram seus filmes da concorrência aberta pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. Ambos disseram que agiram em solidariedade a “Aquarius” e em protesto contra a parcialidade de um dos integrantes da comissão, o jornalista Marcos Petrucelli, que criticou o protesto feito pelo diretor Kleber Mendonça Filho e sua equipe, durante o Festival de Cannes, contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

? É lamentável que o Ministério da Cultura tenha levado à frente um processo de escolha com imparcialidade questionável, confrontado com clareza pelos meios de comunicação diante de sua transparência duvidosa. A manutenção do processo só reforça o descompasso entre sua gestão e a comunidade artística brasileira. O que está em questão não é o filme escolhido, mas o processo de sua escolha ? escreveu Mascaro, em resposta a um pedido de entrevista.

Anna foi mais longe. A diretora disse que, com a escolha, joga-se no lixo um trabalho de profissionalização do cinema brasileiro que tem mais de 20 anos:

? Esse trabalho, que começou após a retomada, foi meticuloso para formar uma geração e incluir os filmes brasileiros em festivais de primeira linha, como Cannes, além de fazer nosso cinema circular pelo mundo. Quando se despreza um filme que conseguiu passar pela seleção rígida do festival francês, coisa que não conseguíamos há anos, em detrimento de um filme que ninguém viu você joga fora um trabalho de qualidade que foi construído ao longo de décadas. É muito triste isso para quem faz cinema ? disse ela, em entrevista a O GLOBO.