Cotidiano

Diretores arrecadam US$ 78 mil em crowndfunding e gastam tudo em champanhe e limusines

Um grupo de cineastas arrecadou por meio de uma campanha de financiamento coletivo investimentos para realizar um filme intitulado “It’s all good”. Os apoiadores do projeto não sabiam, no entanto, que cairiam em uma brincadeira feita pelos produtores. Eles simularam que estariam gastando todo o dinheiro destinado para as filmagens em champanhe e limusines.

A produtora FND Films, que realizou o projeto, arrecadou cerca de US$ 78 mil apenas com um vídeo postado no Youtube em 2014, em que divulgava muitos detalhes sobre o projeto. Para não dar muitas pistas, a equipe do longa desapareceu das redes sociais, ocasionalmente postando fotos bebendo em barcos e curtindo as férias na Itália.

Os apoiadores do crowndfunding logo ficaram furiosos com as postagens. “Vocês estão falando sério? Para onde foi o meu dinheiro?”, comentou um apoiador na página do Facebook da produtora.

Link Facebook

Em resposta, a FND Films publicou em sua página um pedido de desculpas. “Nós sabemos que todos estão chateados. Vamos fazer de tudo para recompensá-los, mas aqueles que estão postando informações pessoais, apenas parem. Vamos continuar deletando e denunciando esses tipos de comentários”.

A brincadeira se tornou ainda mais séria depois que a produtora se pronunciou no noticiário do canal Fox alegando que as coisas “ficaram fora do controle” e que gastaram todo o dinheiro arrecadado antes do início das gravações.

Contudo, nesta quinta-feira, o grupo de cineastas publicou o trailer oficial do filme e acabou com a pegadinha. O longa é uma metalinguagem sobre o “fazer cinema”, já que o conceito da produção é um “filme sobre como não se fazer um filme”.

It’s All Good: Official Trailer